Dinheiro

O que é dinheiro? Este é um dos conceitos menos questionados na nossa sociedade mesmo apesar de vivermos uma das maiores crises de divisa desde o fim do Sistema Berthon-Woods. Dinheiro vem da palavra latina denário que era uma moeda de prata, que servia de padrão a todas as operações. Até ao século passado, quando se generalizou o papel-moeda, dinheiro era composto por moedas as quais tinham um valor intrinseco do metal de que eram feitas e como tal eram trocadas por outros bens. Sendo elas um bem estavam muito próximas de da troca de mercadoria por mercadoria. Havia moedas de diferentes materiais, bronze, prata, ouro, mas num sistema monetário uma delas servia geralmente de padrão às outras, dai que a palavra denário desse origem ao nosso dinheiro. Por vezes quando rareava moeda, acontecia muito espontâneamente que uma mercadoria servisse de padrão para as trocas, tal como acontecera com o açúcar no Brasil no sec. XVIII. Outras civilizações desenvolveram moedas baseadas em valores por vezes religiosos por vezes estéticos tais como as conchas nas ilhas do Pacífico, cuja variedade mostrava a âmplitude das viagens, ou as cruzetas de ferro fundidas nas areias das práias em Angola e que se mantiveram moeda de troca até ao início do sec. XIX no centro de África, devido ao poder mágico que elas pareciam conter. Ou ainda o surgimento na China à milénios do papel-moeda o qual tinha associado um valor de confiança (fidúcia), este foi adaptado pelo ocidente e tem a base da moeda actual.

 

As nossas mealhas serão dinheiro? Sim e não! Não no sentido restrito mas em termos latos também o é. O seu valor equivale a um desconto, ou cupão, em si tomado com um valor de troca, pois permite adquirir algo, dai ser dinheiro, mas não o é pelo facto do seu valor se extinguir com a aplicação do desconto ou do seu valor como cupão.

Teem surgido pela Europa Central desde a II Guerra Mundial moedas com um valor interactivo, também chamadas moedas regionais. O seu valor está assente sobre uma moeda oficial, mas é interactivo na medida que sofre desvalorizações temporárias, incentivando a circulação do dinheiro e assim vitaliza o mercado regional, criando uma mais valia regional. Outras ainda há que se baseiam no valor de um serviço e ou trabalho trocado entre membros de uma comunidade, também aqui como nas mealhas o circulo fecha-se na aplicação final do desconto ou troca de serviços: quando o emissor emite um titulo de promessa em serviços ou um cupão de desconto e o transmite a clientes, este vai circulando num elo de associados até voltar ao emissor, este agora como como receptor anula o título da sua promessa, pagando-a.

TEMAS - DINHEIRO

GANHO EM

Há 40 anos com Garantia de Qualidade

Textfeld: Quinta do Soque
DOC Douro, tto 2008

Aroma frutado, taninos robustos mas redondos e em boca encorpado.

Receba 0$050 por garrafa ou compre com 0$400 réis
9,95 €
Textfeld: Casa da Senra
Vinho Verde 2010

Aroma fresco que lembra limões maduros e leveza macia em boca completada por um final frutado, mineral

Receba 0$023 por garrafa ou compre com 0$300 réis
6,99 €