Mealha „5 Réis“ - V Réis - 0$005

A principal mealha, no valor de 5 réis, faz honra à primeira manifestação de escrita em território nacional. Baseado na estela da Abobada epigrafada por volta do sec. V antes de Cristo no Baixo Alentejo, por ser uma das poucas estelas encontradas com figuração humana tornara-se na imagem de uma civilização de que pouco conhecemos. Seguindo algumas notas gregas de viagem nesta região terão habitado os cónios, por vezes também chamados de tartessos. Habitando entre Alcacer do Sal e o Algarve os Cónios serão um povo muito antigo neste território. O povoados na planicie demonstram uma continuidade muito anterior à introdução da escrita. Os pouco vestígios que se encontraram são pequenos povoados rurais ou de mineração do cobre. Localizados próximos de afluentes de rios navegáveis e em zonas fertéis os cónios terão apartir do sec. VIII, data da estela mais antiga até agora encontrada, sofrido uma progressiva aculturação provinda do oriente. Contudo esta não adveio dos fenícios que ainda não navegavam no Mediterrâneo. O caracteres indicam um parentesco muito próximo aos alfabetos Hiitas do centro da Anatólia.  Com a introdução da escrita os cónios passarão da idade do bronze para a idade do ferro. Nos povoados encontram-se objectos provindos de várias partes do Mediterrâneo indicando uma sociedade rica e prospera que estava em contacto constante com o mundo das grandes civilizações clássicas. Não parecem deter uma sociedade muito estratificada e os povoados não estão dependentes de uma estrutura militar associada a um castro. Terão tido cidades portuárias e até uma frondosa capital, como fala Estrabão, mas da qual não se sabe nada. Apenas em Silves se encontraram alguns vestígios. Por volta do sec. III antes de cristo uma invasão de celtas ocupará o Baixo e Norte Alentejo. Os povoados serão abandonados e a acupação do território passa a ser feita com base em castros em zonas elevadas, e culturalmente volta-se à idade do bronze. Para elevar o mistério aquando da conquista do território pelos Romanos aparecem moedas com a escrita dos cónios cunhadas em Alcácer do Sal, a qual virá a tornar-se na mais importante cidade da região.

O genial da escrita dos cónios, comunemente chamada de escrita do sudoeste, é o facto de apartir de um alfabeto semita, nos quais não existem vogais, ter desenvolvido um sistema vocálico. Essa invenção fora feita ao mesmo tempo que na Grécia antiga e revolucionara o uso do alfabeto.

Os Cónios juntamente com os Lusitanos e Galaicos são os povos classicos do território que compõe Portugal. A sua história merece ser restaurada.

GANHO

Há 40 anos com Garantia de Qualidade

Textfeld: Quinta do Soque
DOC Douro, tto 2008

Aroma frutado, taninos robustos mas redondos e em boca encorpado.

Receba 0$050 por garrafa ou compre com 0$400 réis
9,95 €
Textfeld: Casa da Senra
Vinho Verde 2010

Aroma fresco que lembra limões maduros e leveza macia em boca completada por um final frutado, mineral

Receba 0$023 por garrafa ou compre com 0$300 réis
6,99 €